quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A importância da apuração jornalística e cientifica para grandes reportagens no new journalismo


Antes que se publique uma matéria, é preciso conhecer e ter certeza de que o fato ocorrido foi realmente apurado nos mínimos detalhes. É muito importante uma pesquisa jornalística e cientifica em qualquer reportagem que seja.

Planejar e colher opiniões de diferentes lados para a criação de uma pauta irá resultar em uma matéria jornalística de grande relevância, e é fundamental para o sucesso da divulgação.
A pesquisa envolve consultas á fontes como; texto, livro, revista, filmes, pessoas, depoimentos gravados, entrevista etc.

É importante conhecer até que ponto ou qual fonte pode ser confiável. Apurar incansavelmente é obrigação do jornalista, pois o fato de somente divulgar sem aprofundamento pode resultar em casos de infâmia ao jornalista e ao veiculo de comunicação.

É importante que o jornalista saiba se o fato realmente é relevante, pois uma matéria de investigação pode ter um alto custo para o jornal.

O New Journalismo é classificado como romance de não-ficção, e sua principal característica é misturar a narrativa jornalística com a literária. O novo Jornalismo, embora possa ser lido como ficção, não é ficção.

O novo jornalismo exige, uma abordagem mais imaginativa da reportagem e permite que o escritor se intrometa na narrativa se caso tenha um maior interesse,ou que assuma o papel de invetigador sem tomar partido.

Nenhum comentário: